Pular para o conteúdo
Sexta-feira, 16 de outubro de 2026 · Montes Claros

Onde o esporte do Norte de Minas é notícia

Futebol

Funorte visita o Araxá e depende de combinação de resultados para avançar no Mineiro

Formigão joga neste sábado (17), às 15h, no Fausto Alvim; vitória e derrota do São João del-Rei garantem vaga no hexagonal

O Funorte entra em campo neste sábado (17 de outubro) para decidir sua permanência na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. A equipe de Montes Claros enfrenta o Araxá, às 15h, no Estádio Fausto Alvim, pela quinta e última rodada da primeira fase. Quarto colocado do Grupo B, o Formigão precisa vencer e acompanhar o resultado de Siderúrgica e São João del-Rei.

O time norte-mineiro soma quatro pontos, dois a menos que o São João del-Rei, terceiro colocado. O Araxá aparece em quinto, com três. Betim, com 12, e Paracatu, com nove, já asseguraram as duas primeiras posições da chave. Os três melhores de cada grupo avançam ao hexagonal.

O que o Funorte precisa para se classificar

Uma vitória sobre o Araxá leva o Funorte aos sete pontos. Se o São João del-Rei perder para o Siderúrgica, o Formigão assume a terceira colocação e garante a classificação. Uma vitória do concorrente elimina a equipe de Montes Claros.

Se o São João del-Rei empatar, os dois clubes poderão terminar com sete pontos e duas vitórias. Nesse cenário, a definição passa pelo saldo de gols: o Funorte começa a rodada com saldo negativo de cinco, enquanto o rival tem saldo positivo de um. Conforme a tabela e os critérios do regulamento da Federação Mineira de Futebol, uma vitória do Funorte por seis gols de diferença igualaria o saldo das equipes, levando a decisão ao número de gols marcados e, se necessário, aos critérios seguintes. Uma vitória por sete ou mais gols de diferença colocaria o Formigão à frente no saldo.

Empate em casa deixou a decisão para a última rodada

O Funorte chega ao confronto depois de empatar por 2 a 2 com o Siderúrgica, no Estádio José Maria Melo, no último sábado (10). A equipe abriu dois gols de vantagem no primeiro tempo, com Victor Alex e Daniel Tico, mas sofreu a igualdade nos acréscimos da etapa final.

Agora, terá de buscar fora de casa a vitória que mantém a possibilidade de classificação.

Jogos da última rodada do Grupo B

As três partidas estão marcadas para sábado (17), às 15h:

  • Araxá x Funorte: Estádio Fausto Alvim, em Araxá;
  • Siderúrgica x São João del-Rei: Campo Praia do Ó, em Sabará;
  • Paracatu x Betim: Estádio Frei Norberto, em Paracatu.

Com informações da Federação Mineira de Futebol.

Transparência

Como trabalhamos

Informação apurada, autoria identificada e correções transparentes. Encontrou algum erro ou quer complementar esta reportagem?